sexta-feira, 6 de junho de 2008

Brasil - maio de 2008 - 5/7

Meu tio Zé, marido da tia Rosa, me levou de caminhonete até a rodoviária de São José do Rio Preto. Comprei a passagem para Presidente Prudente e ali começaria mesmo a parte da viagem dedicada ao trabalho.
Depois das quatro horas de viagem encontrei João na rodoviária de Presidente Prudente.
João é o presidente do DA da UNOESTE, foi ele que entrou em contato comigo pelo Orkut, em Março, me convidando para palestrar num evento. Desse convite que veio a idéia da turnê nas faculdades brasileiras para apresentar Zooppa. João é um rapaz esforçado e esperto.

João me explicou que seu amigo, e membro do DA, chamado GBA, deveria estar chegando para nos pegar de carro a qualquer momento. Acabou chegando depois de uns 40 minutos, hehe. Eu e João pudemos conversar sobre a palestra, a faculdade, Zooppa, a cidade e tal.
GBA enfim chegou e me levou ao hotel. Tomei um banho enquanto ele o João me esperaram no saguão. GBA é um cara legal, tranqüilo e de bem com a vida.

O hotel fica dentro do campus, que fica longe da cidade, trata-se de um hotel-escola.
De lá fomos até o shopping almoçar. Do shopping fomos até uma agencia de publicidade, de propriedade de um professor da faculdade.
Fomos bem recebidos e conversamos. Voltamos ao campus, eles me mostraram a faculdade e me apresentaram professores e alunos.
Então fomos à sala destinada à palestra e preparei tudo.

A sala foi enchendo e quando comecei já estava lotada. A palestra foi legal, eu estava tenso e tudo mais, claro. Mas foi muito legal.

Depois da palestra o João me levou até os laboratórios e estúdios da faculdade, e depois fui assistir uma aula de fotografia.
O professor era muito legal e talentoso. A aula era sobre lightpaint, fizeram até mesmo uma foto minha, hehe.

Depois fui com GBA até o buteco onde o pessoal da faculdade costuma ir e ficamos jogando sinuca e bebendo cerveja. Eram umas 10 mesas de sinuca. Havia mesas dentro e fora.
O bar ficava dentro do campus, próximo a saída e nos fundos do hotel (a janela do quarto onde eu estava hospedado dava de frente pro bar).
O lugar estava cheio de gente. E cada vez chegava mais.
Depois o GBA foi até a casa dele tomar banho e pegar a namorada e eu voltei ao hotel, dali a pouco chegou o João.

Quando o GBA voltou fomos juntos até um bar descolado do centro da cidade.
As paredes do bar eram todas decoradas com posters de propagandas antigas de várias marcas de cerveja. Ficamos lá jogando conversa fora até umas horas e depois GBA me deixou no hotel.

O pessoal do DA (Joao, GBA, Cidao, Marcelo, Carol, Frica etc) foi muito legal mesmo. Assim como os professores Fabiola e Paulo Miguel. Aliás, muita gente foi legal por lá (alunos, professores)!

No dia seguinte acordei e encontrei o hotel deserto.
Ninguém na recepção e em lugar algum ali dentro.

Como é um hotel-escola eles “fecham” às 11 de sábado para reabrir somente na segunda-feira. Ainda bem que me avisaram, senão eu teria achado que estava num filme do Lynch ou do Fellini, hehe.

GBA foi com João me buscar no hotel-escola e fomos almoçar no shopping, de lá seguimos correndo feito loucos até a rodoviária (íamos perder a hora do ônibus, a passagem já estava comprada).
Chegando na plataforma indicada na passagem, sem fôlego de tanto correr, não vimos ônibus algum.
Claro que pensamos algo como “fudeu”. João foi perguntar e então ficamos sabendo que o ônibus é que estava atrasado.
A previsão era de que fosse chegar dali a uma hora e meia!
GBA e João queriam ficar comigo ali, parados, esperando o ônibus... E ficaram por um bom tempo, e eu dizendo para eles irem embora, que não precisava. Naquele fim de semana estava acontecendo em Presidente Prudente o evento Virada Cultural, com vários shows e tal.

Quando enfim o ônibus chegou que eu percebi porque atrasou tanto: o ônibus que peguei de Presidente Prudente para Cascavel fazia a linha Porto Velho – Cascavel.
Fiquei tão intrigado que fui me informar, me disseram que é a linha comercial de passageiros mais longa do Brasil.

Anônimo disse...

Grande Cesar!

Nós estamos te esperando pra proxima turnê.