quinta-feira, 22 de março de 2007

Processo para o reconhecimento da cidadania italiana diretamente na Italia - parte 1/3

Todos os descendentes de italiano(s) por parte paterna (e/ou, dependendo do caso, por parte materna), nao importando o local de nascimento, podem requerer o reconhecimento da cidadania italiana, por causa do Jus Sanguinis (direito de sangue), que é o princìpio utilizado pela lei italiana em matéria de cidadania.
Trocando em miùdos, se voce tem algum avo italiano voce pode ter também um passaporte italiano, isto é, de um paìs membro da Uniao Européia, com livre acesso a toda a Europa, EUA etc.

Se voce é descendente de italiano(s) nascido no Brasil e residente legal na Italia, é tudo muito fàcil, basta procurar seu comune de residencia com os documentos de registro civil necessarios. O processo todo levarà cerca de 3 a 6 meses.

Se voce é descendente de italiano(s) nascido no Brasil e residente fora da Italia (nesse caso no Brasil), a coisa muda. O processo deverà ser feito no consulado (ou embaixada) da Italia de sua regiao de residencia.
E aì é que começam os problemas.
Atualmente a fila de espera para a cidadania italiana no consulado de Sao Paulo (que atende os estados de SP, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondonia e Acre) pode chegar a, prepare-se, mais de 10 (dez) anos.

Por isso é que nos ultimos anos muitos brasileiros descendentes de italiano(s) começaram a se deslocar para a Italia para fazer o processo diretamente aqui.
Mas nao é tao fàcil como pode parecer.
Primeiro porque o controle da imigraçao nos paìses da Uniao Europeia é muito rìgido, segundo porque custa...

Para quem quer vir para a Italia com o objetivo principal de fazer o processo pela cidadania diretamente aqui, a seguir vou ilustrar um "caminho das pedras". Pelamordeus, tudo o que estou escrevendo aqui nao deve ser tomado como verdade absoluta, meu intuito aqui é ajudar, nao é fazer lavagem cerebral, muito menos reinvidicar o posto de autoridade no assunto... Ok?!

Importante: No caso de descendentes de italiano(s) nascidos no Brasil que vao à Italia para o reconhecimento da cidadania, nao é necessàrio solicitar no consulado o visto de entrada. Saiba, porém, que, para realizar o processo diretamente na Italia e conseguir a cidadania sem ter que esperar os anos e mais anos de fila do consulado, voce terà que realmente morar na Italia por um tempo. Voce deverà se tornar um residente legal e estàvel no territòrio italiano, pelo menos até conseguir a cidadania (depois que voce conseguir a cidadania voce poderà ir morar onde quiser).

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi!!
Muito legal seu blog..
Gostaria de saber se é possível um menor de idade de 16 anos ir para Italia sozinho e conseguir tirar sua cidadania lá, sem estar acompanhado dos pais??Eh necessario algum documento diferente, ou isso eh impossivel, soh maiores podem reuqerer?? Obrigada
Meu e-mail eh elisaalban@hotmail.com

caca disse...

existe possibilidade de comprar direto a cidadania italiana. OBRIGADO.

caca disse...

ESTOU INTERESSADO EM COMPRAR A CIDADANIA ITALIANA, GOSTARIA DE SABER SE EXISTE A POSSIBILIDADE. OBRIGADO

Anônimo disse...

ah muito legal mesmo mais pra quem quer ir passar somente um tempo pode sem presicar entrar ilegal?e tbm sendo descendentes de italianos posso tbm ir pra outros lugar da europa como visitantes como espanha?ser estar entrando ilegal ?obrigada