domingo, 9 de setembro de 2007

Io non sono qui (por essa eu nao esperava)

Sexta passada (hoje mais conhecida como anteontem) o autor chegou em casa do trabalho cedo (às 14:30) e junto com sua amada (que teve o dia todo de folga) teve a idéia de levar o filho para passear, para aproveitar o fim das longas férias escolares (o ultimo ano letivo acabou em junho; o proximo ano letivo começa segunda 10/09/07, hoje conhecida como amanha).

As opçoes disponiveis eram tres:
1. Ir até a loja de animais de estimaçao (em San Biagio di Callalta, uns 15 km de casa) e comprar a quarta (!) companheira para o Brasileiro (o periquito australiano do Lauro);
2. Ir até Silea (uns 10 km de casa), no complexo Cinecity, para enfim assistir o ultimo Harry Potter;
3. Ir até a praia (provavelmente na cidade de Jesolo, em Veneza, uns 45 km de casa).

Lauro queria mesmo era as tres opçoes, mas o friozinho que começa e o carro que agora deu para encrencar (radiador com problemas) acabaram invibializando a opçao 3, e as opçoes 1 e 2 nao eram compatìveis, isto é, tinham tempo suficiente para somente uma. E como o Harry Potter està para sair de cartaz... Acabou decidindo assistir o Harry Potter.



No caminho para Silea o autor pediu para Isabel pegar o guia e percebeu que San Biagio nao era tao longe de Silea, e num ìmpeto decidiu tentar fazer as duas primeiras opçoes no mesmo dia.
Depois da aprovaçao incondicional de Lauro e da aprovaçao emburrada de Isabel, pisou no acelerador e acabaram comprando a periquita.
Mas chegaram na loja (petshop) meio tarde e o autor teve que correr mais ainda para chegar no cinema sem perder muito do filme...
Chegando no cinema qual nao foi a surpresa ao ver que naquele dia nao haveria sessao de Harry Potter...
Desanimados, mais o Lauro do que os outros, foram ao banheiro e depois ficaram passeando um pouco pelo local (que mais parece um enorme shopping center - como aqueles de Sao Paulo...). Isabel comprou pipoca e o autor começou a ler, no folheto informativo que a atendente deu, a sinopse dos outros filmes em cartaz.

Foi quando se interessou por um tal dum filme chamado Io non sono qui (I'm Not There), sobre a vida e a obra de Bob Dylan.
Ignorante cinematografico que é, o autor nem sabia da existencia daquele filme, mas para nao perder a viagem acabou propondo à familia...
A familia aceitou.



E assistiram a um filme maravilhoso.



Trata-se de um filme a la Fellini, sem muito rigor historico/cronologico/factual, e com muita fantasia. Muita cor, muitos angulos. Para quem jà conhece Bob Dylan é possivel pescar vàrios lances e sacadas.
A trilha sonora é sensacional, linda, genial.
O filme conta alguns episodios da vida, da carreira e da obra de Dylan.
Sao 6 protagonistas.
Seis atores diferentes (entre eles uma mulher, um garoto negro e o romantico-mela-cueca Richard Gere) interpretando 6 vezes Bob Dylan.
E o autor, que nunca foi tao chegado a Dylan, chegou em casa e foi direto pro Google e pro Soulseek...

E descobriu muita coisa interessante.

Primeiro que o filme conta com uma trilha sonora imperdìvel, gigantesca. Participaçoes mais que especiais e uma super-banda formada por membros de bandas alternativas importantes.
Saca sò alguns nomes envolvidos:
Sonic Youth, Calexico, Yo La Tengo, Television, Pearl Jam, Pavement, Wilco, Sufjan Stevens, Cat Power, entre muitos outros, além do proprio Bob Dylan, claro.



Tem mais, 7 de setembro (que foi quando por acaso assistiram ao filme) foi a estreia mundial.
Somente na Italia.
Nos EUA e no Canada estarà em cartaz somente no fim de novembro!
Nos outros paises entao, somente a partir de dezembro!
A primeira exibiçao em absoluto foi no festival internacional de cinema de Veneza (està inclusive concorrendo!), no dia 4 de setembro. Depois houve uma outra exibiçao num festival no Canada, e basta.
Ou seja, totalmente sem querer, eles foram umas das primeiras pessoas a assistirem ao filme!



O autor nunca gostou tanto de Harry Potter, hehe.
E agora dà-lhe Bob Dylan no PC, no carro e no MP3 player...
Ah, o nome da periquita é Nico.

s/t: Bob Dylan (principalmente Basement Tapes), Smiths, Lemonheads, Artemoltobuffa, Nick Drake, VU, Loop, Morrissey (os primeiros), e, claro, The Fall

Um comentário:

She Python disse...

cara tô esperando o visto em curitiba... sabe como é só saio daqui com as passagens e o visto e consualado ciente que estarei indo e assim que chegar ir até o consulado...
o seguro morreu de velho...
mas tô bem ansiosa...
fazendo mala... correndoa trá de documentos para deixar thainan em segurança... essas coisas...
fica on line no messenger qdo puder...
:)