sexta-feira, 22 de junho de 2007

O reconhecimento da cidadania diretamente na Italia voltou a ser viàvel! E agora mais ràpido!!

Isso mesmo.
A notìcia (para nao dizer o milagre!) que muitos descendentes de italiano(s) interessados em obter o reconhecimento da cidadania diretamente na Italia esperavam com expectativa enfim se tornou realidade!
Na Gazeta Oficial italiana numero 126, do dia 01/06/2007, foi publicada a lei numero 68, de 28/05/2007, que regulamenta a estadia e permanencia de estrangeiros na Italia por motivo de negocios, turismo e estudo.
Em 13/06/2007, sob prot. n.200706371/15100-14865, o Ministério do Interior emanou a circular numero 32, que permite a inscriçao anagrafica do descendente de italiano(s) interessado no reconhecimento da cidadania, mesmo sem o permesso di soggiorno.
Em miùdos, aconteceu o que foi previsto aqui num dos posts anteriores por este que vos escreve: o reconhecimento da cidadania direto na Italia novamente é uma òtima alternativa para quem jà tem todos os documentos em ordem (e uma grana para aguentar os primeiros tempos)! E com essa ùltima circular o processo todo ficou ainda mais simples, isto é ràpido!
Para quem chegar na Italia depois de primeiro de junho (ou, dependendo, depois de 14/06/07), basta apresentar a tal declaraçao para a autoridade de fronteira (por ex. no aeroporto). Para quem chegou antes de junho basta apresentar o protocolo dos correios (do requerimento do permesso di soggiorno).
E pronto. A inscriçao anagrafica é realizada (apòs a vistoria dos vigili (policia municipal)) e depois disso é sò apresentar a istanza (requerimento) para o reconhecimento da cidadania no stato civile (cartòrio de registro civil do comune).
Dependendo da boa vontade do comune o processo todo pode ficar pronto em meros 2 meses (ou até menos!)!
C*H*E**F*I*G*A*T*A*!!!!!!
:-)

s/t: radio de indicaçoes do last.fm

30 comentários:

Anônimo disse...

Posso confirmar essa historia, afinal, fui hoje mesmo ao comune e dei entrada na minha residencia e com isso estou a um passo da minha cidadania, alias, tive a sorte de poder contar com a boa vontade do funcionario que ja adinatou bem o meu processo!!!
Obrigado Cesar (Walden), obrigado Isabel e obrigado a essa bendita mudança na lei!!!

Unknown disse...

Bruno, estou acompanhando seus posts há um tempo. Parabéns pelo trabalho, me esclareceu uma série de dúvidas... pretendo ir em setembro fazer todo o processo e agora com esta notícia fico mais feliz. Estou com todos os documento, só faltando legalizar e traduzir. Fica uma abraço aqui e boa sorte!

She Python disse...

cadê vc que bosta éim????
gaspazinho... kkkkk mas a notíca é boa... mas só vou ano que vem... :/ tá tudo bem?
que que tá rolando de "cultiural" ai? tem espaços pra visitar via web? ah o grupo que falei é subsonica e o album é terrestre...
té mais espero tuuuuuuuudo de bom pra gente... :) tá admito... tô com saudades de você... kkkkkkkkkkkkk

She Python disse...

bruno eu já devo ter pedido mas num sei onde sobre: para eu ter a cidadania italiana minha mãe precisa fazer também sendo que ela não quer?

Unknown disse...

Bruno,
Ontem recebi um telefonema da funcionaria (uma senhora muito simpatica que tem me ajudado muito) da comune me convidando a comparecer na proxima segunda-feira com toda a documentacao. Me disse que a lei havia mudado e que o meu processo seria agilizado. Agora que tudo esta encaminhado gostaria de te agradecer pelas informacoes uteis do seu blog,
Wilson

She Python disse...

aaaaaaaaaa :(

Bruno Barin disse...

Yuri, muito obrigado pelo comentario e boa sorte com a traduçao e legalizaçao.

Senhorita She Python, por que sò no ano que vem?
Subsonica faz bastante sucesso por aqui entre o povo rocker... Eu lembro de ter visto um show deles em Bologna, mas nao é muito a minha praia nao (veja, nao é que seja ruim, mas sou eu que nao sou muito chegado nao, hehe).
Suadades também, kkk.
Sua mae nao precisa fazer nao, se voce tem direito voce pode fazer diretamente.

Wilson, muito obrigado pelo comentario e boa sorte no comune.

She Python disse...

eu sei q vc num é mto chegado... e na verdade mêu irrrmão... tem um cripe no meu blog só pra te emocionar um pouco ohohohohohoh... tem xéru di brazil! kkkkkkkkk
grazie!

Anônimo disse...

Bruno, muito valiosas as informações de seu blog... Pretendo ir para a Itália no ano que vem e as novas informações me animaram bastante... Tenho algumas dúvidas... O processo do meu parente italiano jah está aprovado no Brasil, isto é, tenho primos que já possuem a nacionalidade... Preciso montar todo o processo para requerer diretamente na Itália? Meus pais recebem a nacionalidade se eu fizer o processo?

GGG disse...

Bruno,
Excelente seu blogger!

Há notícias de que as regras para obter a cidadania italizana irão mudar. Entre as mudanças citadas está a de igualar os direitos dos filhos e netos das mulheres.
Minha mulher é neta de italiana que veio para o Brasil antes de 1948 (em 1928), e nunca se naturalizou brasileira. Era natural de Milão. Temos a certidão de nascimento e a de casamento. O passaporte italiano ainda não encontramos (usado a última vez em 1975). Ela morreu em 1982.
Se as regras mudarem, minha mulher e minha sogra poderão requerer cidadania italiana? Ou vai ser mais dificil?
obrigado,
Geraldo

Anônimo disse...

Bruno...
cara muito valiosas suas informações...
bom vou tentar explicar minha situação...
eu preciso ainda da certidão de nascimento (q esta na italia) e pegar a certidão de n naturalização aqui ainda...
gostaria de saber se sabe de um modo facil e claro barato para eu conseguir a certidão ai na italia..????
e se poder me enviar resposta por email eu agradeço muito...
com algumas informações tip..
quanto tah mais ou menos aluguel ai??
arrumar "bicos" durante o processo...??
e quanto devo levara $$...???
abraços..
muito obrigado
t+
sucesso!!!!

Anônimo disse...

aa esqueci...
felipe_fannys@hotmail.com
muito obrigado cara
e sucesso ai!!!1

Bruno Barin disse...

Rafael, voce nao precisa montar o "processo inteiro" novamente, nao. Basta continuar de onde parou, isto é, apresentar os documentos que comprovem a sua parentela com o parente dos quais os primos jà obtiveram o reconhecimento da cidadania.
Nao, se voce fizer sozinho o processo os seus pais nao recebem automaticamente.

Geraldo, sim, existem alguns projetos tramitando no senado e na camara. Mas o principio jus sanguinis continua.
Falar atualmente sobre as mudanças que poderao ocorrer ainda é muito prematuro, visto que ainda tem muita briga pela frente...

Felipe, o modo mais facil e barato de conseguir a certidao do antepassado italiano é pegando algum modelo de requerimento em algum site especializado em genealogia e cidadania, e enviar por email e também carta pelo correio.
Um aluguel de apartamento de um quarto està entre 300 e 600 euros por mes, dependendo do local.
E' possìvel sim arrumar bicos durante o processo... Mas nao espere bicos do tipo "trabalho fàcil" nao...
No minimo 4 mil euros (sem contar os gastos com documentos, a passagem aérea e o seguro saùde).

Unknown disse...

Bruno, gostaria de saber qual sua indicação de cidade, para ir de primeira, que seja mais facil de arrumar um emprego e um lugar pra morar, enfim pra que eu consiga minha cidadania e fique instalado aí.
Desde já muito obrigado

Léo disse...

Oi Bruno, Obrigado por exclarecer nossas duvidas!
As minhas sao as seguintes:

1-Eu moro nos estados unidos ilegalmente por 13 anos, estou regressando ao Brasil mes q vem para comecar a mecher nas papeladas. Ha algum risco de ser recusada a minha entrada na Italia por esse motivo?

2- Minha linhagem vem do meu tataravo, bisavo (brasileiro, Pai de minha avó, Mae de minha mae (nascida em 1957)... Minha mae pesquisou e informarao ela que ela tem direito, por consequencia eu tb tenho. Mas por motivos financeiros so pode ir um de nos. Seria possivel eu conseguir a cidadania sem ela estar presente?

3-Qual seria a declaracao q eu devo apresentar para os oficiais do aeroporto?

Cesar Zanin disse...

Cassio, minha indicaçao para voce é procurar um comune da regiao de origem do seu antepassado.

rapozao037fl, aqui vai:
1. Nao.
2. Se a mae da sua mae nasceu antes de 1948, o que eu acho muito provavel, voce nao tem direito! Pesquise isso com atençao.
3. Basta ler aqui ( http://360g.blogspot.com/search/label/processo%20diretamente%20na%20italia)...

Anônimo disse...

Bruno,
Mais uma perguntinha para variar :)Depois de ter recebido a visita da policia local (tive que esperar 3 semanas em casa numa temperatura media de 40 graus, e mole), a minha inscricao foi realisada na comune. A funcionaria da comune me disse que solicitaria (esta semana) o ultimo documento ao consulado italiano no Brasil e o reconhecimento da minha cidadania estaria pronto. Depois, como um cidadao italiano, poderia solicitar qualquer documento. Ate ai tudo bem. Agora a duvida: ela tambem me disse que deveria levar todos os meus documentos ao CSI ainda essa semana (um servico de imigracao local)para dar entrada no processo para conseguir o 'permesso de soggiorno' na Questura.
Porque precisaria do 'permesso de soggiorno' sendo que estou quase para me tornar um cidadao italiano? Simplismente nao faz sentido. Sera que realmente precisaria fazer isso?
Um abraco,
Wilson

K. disse...

estou com tudo pronto pra ir pra italia, tudo legalizado. Mas tem uma empresa daqui do Brasil que qeur me cobrar quase 10 mil euros pra fazer tudo por mim . Vc acha muito arriscado eu ir por minha conta e fazer o processo msozinha????

Cesar Zanin disse...

Wilson, CSI nao é um "serviço de imigraçao local", é o escritorio central dos Correios italianos que trata dos processos de permesso di soggiorno, e fica em Roma. Desde que o governo introduziu os correios no procedimento, o CSI deve analisar toda documentaçao antes de enviar para a questura competente.
O tal documento que o comune pediu ao consulado deve ser o "certificato di non renuncia alla cittadinanza italiana". Deve ser por isso que entrou na conversa a historia do permesso di soggiorno, pois os consulados geralmente demoram semanas (ou até meses) para enviar, entao o permesso se torna necessario para que o interessado nao permaneça ilegal...

Camila, arriscado sempre é. Seja sozinha seja com uma "empresa" (afinal jogar 10 mil é um baita risco, né?!). Se voce tiver algum conhecimento de italiano e força de vontade e paciencia, acho mesmo que voce deveria tentar vir sozinha. Nem pergunto sobre grana, pois se voce cogita pagar 10 mil para uma "empresa", quer dizer que dinhheiro nao é um problema para voce...
Leia: "processo diretamente na italia".

Anônimo disse...

Bruno,
Como fazer se os papeis ficaram todos prontos depois do visto ter acabado (entrei no Italia 3 semanas antes da mudanca da lei mas so fui informado pela comune in Julio). O que fazer nesta situacao. Comecar tudo de novo? Sair do pais e entrar novamente mas recomecar onde tinha termindo?
Chato mas essa e a minha situacao.
Obrigado pela ajuda,
Claudio

Anônimo disse...

Fiquei te devendo uma explicacao melhor. Tenho em maos a declaracao de residencia (e a carta da comune pedindo a questura de me emitir um permesso di soggiorno) e a comune ja enviou o pedido para a "non renuncia" ao consulado italiano no Brasil. Entretanto, quando fui entregar os papeis ao CSI na ultima semana do meu visto, o responsavel estava de ferias e nao pude fazer o mesmo. Isto foi o me levou a fazer as perguntas na mensagem anterior. Muito obrigado,
Claudio

Cesar Zanin disse...

Claudio, vale a pena conversar com o pessoal do comune. Dependendo da boa vontade deles voce nao terà nenhum tipo de problema.
Se voce ja estiver inscrito na Anagrafe como residente, aì é facil, é sò esperar a "non renuncia" e pronto. A cidadania fica pronta e voce tira a carta d'identità italiana e tudo mais, fim do problema.

Anônimo disse...

Bruno,
Estou sim inscrito na anagrafe e tenho aqui em maos o certificado que sou residente da comune. O problema e que o pessoal do CSI nao somente estava de ferias como o CSI ja estaria fechado para um "re-organizacao" e so voltariam a funcionar em outubro (isso em Conegliano-Veneto). Ninguem "pode" me informar como deveria agir (ate mesmo na comune), por isso a confusao. Sabes quanto tempo se deve esperar, em media, pela resposta (non renuncia) do consulado de Belo Horizonte?
Muito obrigado,
Claudio

Anônimo disse...

Bruno, bacana seu trabalho, é uma força legal pra quem está no apuro.
Talvez vc esteja a par desta noticia de uma nova regra para obter a cidadania que esta sendo analisada na Italia, é o seguinte : parece que quem é bisneto de italiano pode perder o direito a cidadania?
Vc poderia esclarecer.. Obrigado
Carlos Silva - Parana Brasil

Cesar Zanin disse...

Claudio, realmente nao faço a menor ideia de quanto tempo o consulado de MG demora para a "non renuncia". Sei que o de SP costuma demorar pouco e que o do RJ demora...
Mas eu queria te perguntar uma coisa: como voce descobriu onde fica o CSI de Conegliano?

Carlos, realmente existe mais de uma proposta para modificar a lei sobre cidadania no congresso italiano, mas creio que nenhuma delas prejudique os bisnetos de italianos, acho que se a lei for mesmo modificada a restriçao poderia se aplicar para a partir da geraçao seguinte, isto é, a partir de tatarenetos.
Mas por enquanto o que vale é a lei que preve a cidadania italiana para os descendentes, sem distinçao de numero de geraçoes entre o antepassado e o interessado.

Anônimo disse...

OlÁ Bruno
sou a Vanessa e gostaria de saber um seguinte, sou brasileira moro no Brasil e vou para Italia em março de 2008 para morar, tenho uma irmã que mora na Italia e é casada com um Italiano e tem uma filha com ele que nasceu na italia. Gostaria de saber se eu tenho direito do permesso e como eu faço para retirar, tenho que tirar no Brasil ou na Italia.

Carla Barros disse...

Bruno..
muito util teu blog, parabens!
seguinte meu caro.. to atualmente morando no Cairo (ha 9 meses) e agora pintou a oportunidade de ir pra italia por 9 meses (roma). To com o meu processo andando no consulado em POA-RS a mais de 5 anos porem ainda esta longe de um final. entao decidi encarar o processo direto na italia.. o foda eh que nao volto pro brasil e estaria indo para italia em Julho/08. vamos a pergunta que nao quer calar: posso realizar a legalizacao da documentacao apartir da Italia? meu email eh renatatoniolo@gmail.com

tudo de bom e parabens pela iniciativa =)

Cesar Zanin disse...

Vanessa, a essa hora voce ja deve estar na Italia, nao é?
Desculpe mas nao tenho muito tempo para ver o blog...
De qualquer forma, para brasileiros o permesso di soggiorno pode ser requerido somente na Italia. No Brasil nao é necessario requerer nem visto.

Cesar Zanin disse...

Renata, a sua é uma questao dificil. Em teoria a legalizaçao de sua documentaçao deveria ser feita no Brasil. A nao ser que voce more legalmente no Egito, nesse caso voce poderà fazer a legalizaçao aì mesmo. De qualquer forma nao serà facil para voce se organizar...
Na Italia realmente nao tenho conhecimento de como se poderia legalizar documentos brasileiros.

Unknown disse...

olá Bruno ...
obrigado desde já pela força que esta dando para todos nós de tão longe, gostaria de saber o seguinte; quanto tempo esta demorando hoje em junho de 2010 para requerer a cidadania na italia .
obrigado pela força e espero ancioso. meu e-mail é nicollymanni@hotmail.com ( Josiel )